Azymuth: crônica de uma Guanabara elétrica

Azymuth Alex & Mamão
Foto: Valéria Coelho, agradecimentos a Mariana Bergel

Em 2005, fui curador de uma série chamada 3 Trios 1000 Sons no CCBB/ SP. A “tese” por trás dessa escalação é que Zimbo Trio, Trio Mocotó e Azymuth se relacionaram, desde os anos 60, com praticamente tudo de legal que aconteceu com a música nacional. Desde que o Zimbo acompanhava Elis e Jair Rodrigues n’O Fino da Bossa, passando pela parceria do Mocotó com Jorge Ben, até…

Bom, até hoje, a se levar em conta o show do Azymuth no Sesc Belenzinho, em São Paulo, na última sexta feira. Os três trios também representam estágios de interação entre a música brasileira e a internacional. O Zimbo foi uma refinada leitura das correlações entre samba, jazz e bossa (depois partindo para uma leitura jazzy da MPB). O Mocotó, percussivo até no violão, participou da invenção de um legítimo e orgânico popismo nacional, o do samba-rock; e fez uma síntese memorável entre o tropicalismo e a pilantragem em sua gravação do “Coqueiro Verde” de Erasmo, com a benção do Pasquim (que lançou o compacto).

Já o Azymuth é uma resposta (totalmente) brasileira à eletrificação do jazz, puxada por Miles Davis. Na verdade, o Azymuth tem uma relação mais direta com a escola de um dos comparsas de Miles, a do tecladista Herbie Hancock. Segundo Miles, seu jovem pianista era tão ligado em tecnologia que colocava um gravador portátil (quando isso era uma novidade) embaixo do piano, para gravar as apresentações na década de 1960. Provocado por Miles a passar aos sintetizadores, Hancock não se fez de rogado, e amontoou teclados como se fosse um Rick Wakeman negro.

Leia o artigo completo aqui.

Azymuth no SESC Tijuca

AQzymuth no SESC Tijuca

 

Excelente show !

Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0007 Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0006 Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0005 Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0004 Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0003 Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0002 Azymuth-SESC-Tijuca-Public-0001 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0031 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0030 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0029 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0028 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0027 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0026 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0025 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0024 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0023 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0022 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0021 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0020 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0019 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0018 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0017 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0016 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0015 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0014 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0013 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0012 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0011 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0010 Azymuth-SESC-Tijuca-Piano-0009
« 2 de 5 »

Azymuth no Jurerê Jazz Festival

Jantar para comemorar o show do Azymuth no Jurerê Jazz.
Com Kiko Continentino Segundo Perfil, Azymuth, Alex Malheiros, Laercio da 78 Rotações, Fernando de Sousa e esposa da Casa da Musica-Porto e Abel Silva, o produtor do festival.

Azymuth - Jurere Jazz Festival

 

Azymuth-JurereJazzFestival Jurere-00 Jurere-01 Jurere-02 Jurere-03 Jurere-04 Jurere-05 Jurere-06 Jurere-07 Jurere-08 Jurere-09 Jurere-10 Jurere-11 Jurere-12 Jurere-13 Jurere-14 Jurere-15

Jurerê Jazz Festival

Em Florianópolis, de 29 de abril a 18 de maio acontece o Jurerê Jazz, um dos maiores eventos jazzísticos do Brasil. Ele começa hoje, com a apresentação do AZIMUTH, numa nova formação, agora com Fernando Moraes nos teclados, substituindo o saudoso José Roberto Bertrami. Depois, vem Egberto, Raul Souza, Madeleine Peyroux,…

Jurerê Jazz Festival